Anac certifica jato executivo da Embraer

Anac certifica jato executivo da Embraer

13 de agosto de 2019 Off Por RGS

Anac certifica jato executivo da Embraer


Modelo foi lançado no ano passado e estava em campanha de certificação desde agosto de 2018. Aeronave, no preço de lista, custa US$ 17 milhões. Jato executivo Praetor 500 foi lançado em 2018 pela fabricante brasileira
Embraer/Divulgação
A Embraer obteve a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o novo jato executivo Praetor 500. O modelo, lançado em novembro do ano passado, tem capacidade para até dez passageiros. A certificação foi entregue nesta terça-feira (13).
Antes, o membro da mesma família de jatos executivos, o super-médio Praetor 600, tinha sido certificado pela agência no último mês de abril.
De acordo com a Anac, o certificado é expedido quando os requisitos como aeronavegabilidade e segurança são comprovados ao órgão. Até então, somente protótipos de testes voavam. Com a certificação, começa a produção em série do modelo.
O Praetor 500 custa, no preço de lista, US$ 17 milhões. A Embraer não divulga o número de vendas, mas segundo a companhia já foram fechadas vendas do modelo, inclusive no Brasil.
O modelo tem alcance de 6 mil quilômetros e velocidade máxima de cruzeiro de 856 km/h. A capacidade de carga é de 726 kg com tanques cheio.
Produção
A linha de montagem final dos jatos executivos Praetor 500 e 600 fica na unidade Faria Lima da Embraer, em São José dos Campos. Após conclusão da parceria com a Boeing, será transferida para a unidade de Gavião Peixoto.