Veja que funciona no Maranhão durante os jogos da seleção na Copa do Mundo

UFMA, órgãos públicos, bancos, escolas e shoppings centers terão horário diferenciado. Confira o que vai funcionar enquanto a seleção brasileira estiver em campo. Durante a Copa do Mundo 2018 que acontece entre 14 de junho e 15 de julho a rotina deve mudar em vários setores no Maranhão durante os jogos da seleção brasileira. Órgãos públicos, bancos e shoppings centers terão horário diferenciado. Confira no levantamento abaixo o que vai funcionar enquanto a seleção estiver em campo.
Bancos
O Sindicato dos Bancários informou que as agências bancárias vão alterar o horário de atendimento ao público nos dias dos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo da Rússia. Nos dias em que o Brasil entrar em campo às 9h as unidades bancárias devem abrir das 13h às 17h (Fuso de Brasília). O horário vale para todas as capitais e o interior.
Nos jogos marcados para as 11h as agências abrem das 8h30 às 10h30. Fecham para a partida e reabrem às 14h, encerrando o expediente às 16h. O horário vale para todo o país. Já quando a partida da seleção começar às 15h o atendimento será das 9h às 13h.
Comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís informou que não há acordo entre o sindicato patronal e dos comerciários em relação a fechamento de estabelecimentos comerciais nos dias de jogos da seleção brasileira.
Mesmo que seja ponto facultativo no serviço público, o comércio pode funcionar nos ternos da Convenção Coletiva vigente, no entanto, considerando que a realização dos jogos pode influenciar as atividades nas empresas, a CDL sugeriu que os lojistas definam antecipadamente os horários de funcionamento, de acordo com a sua conveniência e comuniquem aos seus clientes.
Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) disse que não existe negociação coletiva que determine os horários de funcionamento, mas que deixou para que cada empresário decida, individualmente, sobre a abertura ou não do estabelecimento durante os dias e horários de jogos. A data não é considerada nem feriado e nem ponto facultativo para o comércio.
Shoppings
• São Luís Shopping
No dia 17 as lojas abrem às 12h e fecham às 15h. Depois reabrem às 17h e fecham as 20h. A praça de alimentação abre ao meio-dia e vai até as 22h. Nos outros dias o funcionamento ainda está sendo definido, mas até o momento as lojas deverão funcionar em horário normal.
• Shopping da Ilha
– No dia 17/06, quando a seleção joga às 15h, haverá antecipação na abertura de lojas.
9h às 14h30 – Lojas e quiosques
10h às 22h – Praça de alimentação e lazer
14h30 às 17h30 (horário do jogo) – abertura de lojas é facultativa.
– No dia 22/06, quando a seleção joga às 15h.
11h30 às 22h – Lojas e quiosques;
11h30 às 22h – Praça de alimentação e lazer.
– No dia 27/06, quando a seleção joga às 15h.
10h às 22h – Lojas e quiosques.
10h às 22h – Praça de alimentação e lazer
14h30 às 17h30 (horário do jogo) a abertura de lojas é facultativa.
• Rio Anil Shopping – Na primeira fase o shopping fechará 30 minutos antes do início de cada partida e retornará 30 minutos após o término do jogo. No dia do primeiro jogo (17) abrirá excepcionalmente às 9h e fechará às 14h30. O Rio Anil não reabrirá neste dia.
No segundo jogo (22), como a partida será às 9h, o shopping só abrirá às 12h e funcionará normalmente até as 22h. No terceiro jogo da primeira fase, no dia 27, o shopping abrirá às 10h, interromperá o funcionamento às 14h30 e retomará as atividades normais das 18h às 22h.
Durante a transmissão das partidas o mall e todas as lojas (incluindo as de alimentação) estarão fechados para o público. Além disso, não será permitida a venda e nem o consumo de bebidas alcoolicas.
• Pátio Norte Shopping – Lojas e quiosques fecham meia hora antes e reabrem meia hora depois dos jogos da seleção. No domingo (17) abrirá ao meio-dia a praça de alimentação, mas lojas e quiosques abrem às 14h30. No dia 22 o shopping abrirá às 11h30. No terceiro jogo da seleção abrirá as 10h, mas lojas e quiosques abrem 30 minutos antes do jogo e abrem 30 minutos depois.
• Tropical Shopping – O shopping ficará aberto no seu horário normal e as lojas deverão ficar abertas. Mas os lojistas poderão fechar para assistir ao jogo, caso assim preferirem.
Supermercados
De acordo com a Associação Maranhense de Supermercados, não existe uma diretriz para o funcionamento geral dos supermercados. O horário de funcionamento deve ser normal durante as partidas, mas cada supermercado tem liberdade para fechar, caso queira.
Órgãos da Prefeitura de São Luís
Nos dias em que houver jogos do Brasil no período da tarde o expediente na administração direta, indireta, autárquica e fundacional do poder executivo municipal será em turno único, das 8h às 13h. Já nos dias em que a seleção jogar pela manhã, será ponto facultativo.
Sendo assim, fica estabelecido ponto facultativo na sexta-feira, 22 de junho de 2018, quando o Brasil joga contra a Costa Rica às 9h. Já na quarta-feira, 27 de junho, o expediente será único, das 8h às 13h, a ser cumprido inclusive pelos servidores que trabalham das 13h às 19h, em virtude da partida Brasil x Sérvia ocorrer às 15h.
Ficam preservados o funcionamento dos serviços essenciais, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.
Escolas Municipais de São Luís
Nos horários das partidas não haverá aula nas escolas públicas municipais, conforme o expediente estabelecido na administração direta, indireta, autárquica e fundacional do poder executivo municipal durante os jogos da seleção brasileira na copa.
UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que, conforme o estabelecido na Portaria nº 143, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em virtude da realização da Copa do Mundo Fifa 2018, serão alterados os horários de expediente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol.
A portaria estabelece que, quando o jogo ocorrer pela manhã, o expediente terá início às 14h. Quando ocorrer à tarde o expediente será encerrado às 13h. Ainda segundo o documento, os servidores terão que compensar as horas não trabalhadas até o dia 31 de outubro de 2018.
Justiça
O horário de funcionamento do Poder Judiciário na 1° fase da Copa do Mundo será de 8h às 12h, quando as partidas ocorrerem no horário vespertino. Nesse período as sessões no tribunal serão realizadas normalmente. Quando o jogo da seleção tiver início no período matutino será ponto facultativo no Poder Judiciário do Maranhão.
Em caso de classificação para as etapas posteriores serão mantidas as mesmas regras previstas da primeira fase para os dias de jogos da seleção. As horas não trabalhadas em dias de jogos serão compensadas à razão de uma hora por dia. O Plantão Judiciário de 1º e 2º Graus funcionará da mesma forma, em seu horário normal.