Trump autoriza dobrar tarifas sobre aço e alumínio turcos

Presidente dos EUA disse que medida é resposta a queda na cotação da lira turca frente ao dólar. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (10) que autorizou uma duplicação nas tarifas de importação de aço e alumínio da Turquia. A medida seria uma resposta à forte queda na cotação da moeda turca em relação à “forte” moeda norte-americana, o que torna o produto da Turquia mais barato em dólar e, assim, favorece as exportações.
Segundo o anúncio de Trump, feito em sua conta no Twitter, a tarifa sobre o alumínio turco sobe para 20% e sobre o aço, para 50%. “Nossas relações com a Turquia não estão boas nesse momento!”, escreveu o presidente.
Initial plugin text
A lira turca registrou nesta sexta-feira (10) um novo mínimo histórico em comparação ao dólar, após uma desvalorização de 5% em um momento de tensão diplomática entre Estados Unidos e Turquia, além de temores pela exposição de grandes bancos europeus. A divisa turca superou pela primeira vez durante a manhã a barreira de 6 liras por um dólar, depois de perder quase 10% de seu valor.
A queda acontece algumas horas antes de um aguardado discurso do ministro das Finanças do país, Berat Albayrak, genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, durante o qual apresentará um “novo modelo econômico” para a Turquia.
O presidente turco afirmou na quinta-feira que a desvalorização da lira era uma consequência de “campanhas”, mas não entrou em detalhes. “Eles têm dólares, nós temos nosso povo, temos o direito e temos Alá”, afirmou Erdogan.