Moeda turca tem forte desvalorização e registra novo mínimo


Lira turca superou pela 1ª vez a barreira de 6 liras por um dólar, depois de sofrer tombo de quase 10%, em momento de tensão diplomática e temores pela exposição de grandes bancos europeus. Lira turca tem forte desvalorização e registra novo mínimo frente ao dólar
Murad Sezer/Reuters
A lira turca registrou nesta sexta-feira um novo mínimo histórico em comparação ao dólar, após uma desvalorização de 5% em um momento de tensão diplomática entre Estados Unidos e Turquia, além de temores pela exposição de grandes bancos europeus.
A divisa turca superou pela primeira vez durante a manhã a barreira de 6 liras por um dólar, depois de perder quase 10% de seu valor.
Pouco depois se recuperou e por volta das 4h (horário de Brasília) era negociada a 5,83 por um dólar, uma desvalorização de mais de 5%.
A queda acontece algumas horas antes de um aguardado discurso do ministro das Finanças do país, Berat Albayrak, genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, durante o qual apresentará um “novo modelo econômico” para a Turquia.
O presidente turco afirmou na quinta-feira que a desvalorização da lira era uma consequência de “campanhas”, mas não entrou em detalhes.
“Eles têm dólares, nós temos nosso povo, temos o direito e temos Alá”, afirmou Erdogan.
O jornal Financial Times afirma que o Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com as consequências da crise para alguns bancos europeus que mantêm negócios na Turquia.
As ações do francês BNP Paribas, do italiano UniCredit e do espanhol BBVAoperam em queda de mais de cerca de 3%.